segunda-feira, 5 de março de 2012

SANTA CECÍLIA - FORQUETINHA

O nome da localidade pode soar estranho para algumas pessoas, mas de acordo com a moradora Nelci Sabke (70), assim é conhecido lugarejo situado á beira da rodovia que liga a sede do município, situada á 4,5 quilômetros, com Sério, localizado á 18 quilômetros. “A denominação se deve ao morador Capitão Knebel, doador das terras para a construção da escola que funcionou até vinte anos atrás. Sua esposa chamava-se Cecília. Mas foi por volta de 1900 que chegavam os primeiros habitantes, representados pelas famílias Dreyer, Grunewald, Folz, e Tempass, entre outros. Nelci, juntamente com a filha Clarice Bergmann recorda dos bons tempos da localidade que chegou a abrigar cerca de 400 moradores. “Aqui tinha ponto de taxi, açougues de Reinoldo Grunewald e Eugênio Markus, casa comercial e salão de baile de Henrique Dreyer, sapataria e ferreiro, entre outros.” Mas o que mais deixou a localidade conhecida por toda a região foi o salão Sabke, de propriedade de Otávio Sabke, falecido em 2002 e que em 1960 instalava-se na comunidade com casa comercial. Inaugurado em 30 de outubro de 1965, o imenso pavilhão de madeira foi palco de bailes inesquecíveis animados por bandas de famosas como Os Atuais, além de fandangos, bailes de natal e concursos para escolher o homem mais alto, mais baixo, mais magro ou o mais gordo. “Épocas inesquecíveis pois chegávamos a receber 1500 pessoas para um baile, onde todos divertiam-se, sem problemas nenhum”, recorda Nelci. O último e derradeiro baile ocorreu no final de 2001. “Após isso não conseguimos mais alvará da prefeitura e encerramos as atividades”. Hoje, quem passa pela estrada, que em breve receberá asfalto, depara-se com uma edificação ruindo. Entre os professores que atuaram na comunidade são lembrados os nomes de Otávio Martins, Lori Favaretto, Loiva da Silva, Dalva dos Santos, Sônia Feil, Ilse Markus e Ilvo Theisen, entre outros. Entre os sobrenomes de famílias que residem na localidade aparecem os sobrenomes Wentz, Rupenthal, Zacarias, Grunewald, Lenhardt, Von Müller, Strassburger, Bergmann, Schultz e Dreschler. Sem casas comerciais, a movimentação atual além das máquinas da empresa que asfalta a rodovia que passa pela localidade, ocorre nos encontros dos clubes de bolão 25 de julho e São João e do clube de mães Somos Amigos. “Um lugar, que embora com um número de moradores que reduz dia a dia, é muito tranqüilo e gostoso de morar”, declara Clarice.

4 comentários:

  1. Na Picada Santa Cecília morava por volta de 1900 o agricultor e comerciante Hermann Foltz (*1878, +1928),casado com Malwina Appel(*1881, +1971). Tinha casa de comércio à beira da estrada principal. Nas proximidades também estava estabelecido seu irmão Louis Foltz (*1866), casado em primeiras núpcias com Therese Elisabeth Musskopf (*1864, +1914), que segundo consta explorava um moinho colonial. Hermann e Louis eram filhos do oficial combatente da Guerra do Paraguai, Wilhelm Foltz (ou Voltz, *1834), que possivelmente faleceu e foi sepultado em Forquetinha (talvez na Picada Abelha ? - é um dado a ser levantado).

    ResponderExcluir
  2. Meu avô era Carlos Foltz Filho e o pai era Carlos Foltz gostaria de saber mais sobre a família

    ResponderExcluir
  3. então vc tem árvore no family search? procura no face ju leucena para termos contato. Não tenho tantas informações mas temos os objetos de prata da guerra do paraguai

    ResponderExcluir