segunda-feira, 28 de maio de 2012

PEDRAS BRANCAS - BOQUEIRÃO DO LEÃO

Quem transita pela estrada não pavimentada que liga Canudos do Vale a Boqueirão do Leão não tem como não ficar impressionado com os imensos morros escarpados, compostos de rochas com coloração esbranquiçada, que chamam a atenção já à quilômetros de distância da pequena comunidade. Daí a origem do nome de Pedras Brancas, situada á sete quilômetros da Sede. Outro marco tradicional da localidade é o Capitel de Santo Expedito. De acordo com a jornalista Cíntia Marchi a devoção ao Santo, nos remete a uma antiga história de uma família de imigrante italianos que fixou residência no interior do município. Foi por volta do ano de 1924, que a família de João Titton e Joana de Conto, imigrou da Colônia de Tizon de Vall Marino, da Itália, para o Brasil, num navio a vapor, fugindo da guerra. No caminho, seus dois filhos menores foram acometidos do chamado “Mal Del Mar”. Como a família trazia junto a seus pertences um quadro com a imagem de Santo Expedito, fizeram uma promessa de que se seus filhos se salvassem, na primeira área de terras adquirida pela família no Brasil, ergueriam um capitel em honra a Santo Expedito. E assim fizeram por volta do ano de 1934. O capitel se encontra hoje reformado e está situado na propriedade de Dalci e Elizeu Almeida, genros de Pedro Mário Titton que tinha 16 anos quando imigrou para o Brasil, junto de seu pai João. O local recebe visitação de vários devotos do Santo durante todo o ano. A padroeira da comunidade é Nossa Senhora do Caravagio, que abriga cerca de 110 famílias e tem na presidência da comunidade católica, Ângelo Gilvar Caríssimi. Entre os sobrenomes dos moradores aparecem, entre outros, Almeida, Barbon, Bozzetti, Caríssimi, Crestani, Foresti, Germany, Goergen, Reginatto, Rizzetti, Titton, Vedoy. No lazer o destaque para o Esporte Clube Internacional, tetra campeão municipal de futebol amador. Entre as entidades atuantes está o Clube de Mães Confiantes no futuro, que tem na presidência Neri Reginatti e Associação dos Produtores rurais. A Escola Estadual Aprender atende cerca de setenta alunos, tendo na direção o professor Evandro Reginatto. As casas comerciais de Melo Cristani e Iliane Lucia Goergen Bozzetti abastecem a localidade. Conforme o professor Marcos Titton, a população da localidade mantêm-se estável, onde a maioria dedica-se a fumicultura. “Ao contrário de outras comunidades, a nossa consegue manter os jovens no interior. O pessoal estuda fora, mas constitui família e reside por aqui. Uma prova disso é o grupo de jovens Esperança do Amanhã, dirigido por Cristiano Barbon, com atuação fundamental na comunidade. É um lugar muito bom para se viver. ” Um ginásio de esportes está em fase de construção, o que irá suprir uma das carências da comunidade, pois a quadra utilizada para a prática de esportes não tem cobertura. Entre os eventos destacam-se o baile do amendoim, festas do colono e de Santo Expedito.

2 comentários:

  1. Na Comunidade também existe o Grupo de Jovens JOESPA, atualmente (2014) com 70 sócios, um dos únicos atuantes no município. A localidade também conta com um pomar de maçã, de propriedade do sr. Valdo Bozzetti, também único na região. Não poderia esquecer os moinhos de fazer farinha movidos pela água (do sr. Eugênio Bozzetti e Nildpo Lazzari), os quais não existem mais. Na propriedade de Adelino Reginatto podemos mencionar uma oca/caverna como ponto turístico. Também, abaixo do cemitério uma bela corredeira de água cristalina.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde pessoal preciso de ajude vcs aí da comunidade sou de Lajeado e fui adotado aí no Hospital de Boqueirão do leão ano 1976 e estou tentando encontrar minha família biologica tenho informações que minha família seria aí da localidade eram bem pobres tinham outros filho e me deram pra adoção se alguém poder me ajudar agradeço .

    ResponderExcluir