domingo, 23 de setembro de 2012

FAZENDA SINUELO - PROGRESSO

Nesta época do ano, período em que as manifestações de culto as tradições afloram por todos os recantos do Rio Grande do Sul, vamos conhecer um pouco de um dos locais considerados mais autênticos no que se refere a usos e costumes gaúchos em nossa região. A Fazenda Sinuelo situada á dois quilômetros da Sede do município foi adquirida em 1937 por Albino Scheeren e até hoje continua como propriedade da família, sendo administrada pelo filho, Getúlio Scheeren. Considerada o berço dos rodeios na região, o primeiro foi realizado em 1954, o local também abriga a sede do CTG Sinuelo da Amizade, que anualmente realiza o rodeio crioulo estadual. Quem circula pela fazenda irá se deparar com uma típica estância gaúcha, onde pode se avistar a criação de gado, ovelhas e cavalos, o galpão para as refeições, mangueiras, aramados, pista de tiro de laço. Peões são encarregados das lidas diárias com os animais, além disso, parte do amplo espaço serve também para o cultivo de alimentos de subsistência. A natureza também tem suas marcas no local. São riachos, cascatas, centenas de árvores nativas, que compõe paisagens que encantam os visitantes. Trilhas em meio a vegetação podem ser percorridas tranquilamente. No sub-solo também encontram-se riquezas naturais como pedras preciosas e grés e fontes de águas. As visitas são quase que diárias, nesta época estudantes chegam em busca do conhecimentos de nossas tradições, de acordo com Scheeren. “O pessoal que vem aqui, sente-se em casa, pois dispensamos toda a hospitalidade gaúcha, para que as pessoas sintam-se á vontade. Quem vem uma vez, volta sempre. O exemplo disso está nos rodeios crioulos realizados em fevereiro de cada ano. A cada edição são milhares de pessoas que retornam”, complementa. A fazenda também serve como cenário para casamentos, encontros de famílias e visitas ilustres como recentemente o ativista italiano Césare Battisti e em anos passados os cantores tradicionalistas Teixeirinha, José Mendes, Gildo de Freitas e o poeta Jaime Caetano Braum.

2 comentários:

  1. Lugar onde um criminoso como Césare Battisti esteve , deveria ser interditado pela justiça do Brasil , mas infelizmente ainda existem pessoas que acobertam tais bandidos que em seus países estão condenados à prisão perpétua .Admira-me muito que um homem que se diz dentro da lei como você Getúlio aceite em tuas terras tais aberrações , tivestes mesmo muita sorte de seres colocado para fora daquele caminhão do exército que o levou em 64 e o deixou escapar ileso, um erro de avaliação do comando que veio à custar caro no futuro .

    ResponderExcluir
  2. Lugar onde um criminoso como Césare Battisti esteve , deveria ser interditado pela justiça do Brasil , mas infelizmente ainda existem pessoas que acobertam tais bandidos que em seus países estão condenados à prisão perpétua .Admira-me muito que um homem que se diz dentro da lei como você Getúlio aceite em tuas terras tais aberrações , tivestes mesmo muita sorte de seres colocado para fora daquele caminhão do exército que o levou em 64 e o deixou escapar ileso, um erro de avaliação do comando que veio à custar caro no futuro .

    ResponderExcluir