domingo, 30 de janeiro de 2011

LAGOA DUTRA - PROGRESSO



Há apenas seis quilômetros da sede do município situa-se a pequena localidade de Lagoa Dutra. Cortada pelo caminho que leva a Campo Branco, Boqueirão do Leão, Barros Cassal e Gramado Xavier, o asfalto começa a deixar para trás a estrada empoeirada. A ligação com a sede está praticamente pavimentada.
Tempos muito diferentes desde quando chegaram os primeiros moradores por volta de 1914. De acordo com informações do padre Albano Bohn, eram as famílias de Orlando Orlandi, Vicente Orlandi, Luis Orlandi, Pedro Tarelli e João Orlandi vindas de Guaporé. No mesmo ano foi fundada a escola tendo como professora e Catequista, Maria Tarelli. Até 1922, quando foi construída a primeira capela, as missas ocorriam na residência de Pedro Tarelli. O nome da localidade tem como origem uma lagoa existente na propriedade da família Dutra que habitavam o local até a chegada dos imigrantes italianos. Ainda na história é lembrado que o sino da igreja católica, pesando 101 quilos, foi transportado desde Porto Alegre à carroça, passando por Garbaldi. Mantendo a tradição cristã, são realizadas missas duas vezes por mês. Duas capelinhas circulam pelas residências das quarenta famílias residentes na localidade que se dedicam ao cultivo do fumo, milho e reflorestamento. “É um ótimo lugar para viver. As temperaturas são amenas, estamos perto de Progresso e Lajeado ligados por asfalto e o lugar está livre de assaltos e arruaças, proporcionado bons momentos para vivermos numa comunidade ordeira e pacífica”, afirma a moradora Lurdes Imhoff Barbieri (62). Juntamente com o morador Dorival Vedoy (72) eles atuam durante as missas na comunidade. Os moradores somente tem uma reclamação. Embora residam próximos a sede do município, ainda não possuem água encanada para o consumo. Cada residência é abastecida por poço artesiano. “Temos fé de que logo este problema será resolvido, pois somos a única comunidade que ainda não tem este serviço”, declara Lurdes. Entre os eventos que acontecem durante o ano estão as festas do clube de mães Conquista da Amizade, de Santo Antônio e São Miguel e jantar baile.
Entre as famílias atuais aparecem sobrenomes como Barbieri, Bertolini, Eckert, Silva, Scherer, Ferrari, Pifer, Lussani e Vedoy.

3 comentários:

  1. Este local e próximo ao sítio de Natal Menegotto??? E próximo a Gruta de Nossa senhora de Lurdes???

    ResponderExcluir
  2. No antigo cemiterio da comunidade esta sepultado meu bisavô/Nono, Bortolo Menegotto, 1950.

    ResponderExcluir
  3. Meu Bisavô Bortolo Menegotto foi cepultado, no antigo cemiterio em 1950. Alguém tem uma foto da localidade e do cemiterio da época, me enviem por favor. Obrigada/Gratidão.

    ResponderExcluir